quarta-feira, 18 de maio de 2011

Ser preto é moda!!! Concorda??

Resolvi escrever um pouco pra relaxar a minha tensão diante da manobra suja da Rede Globo de Televisão para jogar no lixo uma importante conquista dos negros do país e para promover um retrocesso no que se refere à questão de gênero. O lugar dos negros nas novelas brasileiras sempre foi um problema, muito antes de termos que aturar uma escrava branca, ser um ator negro nesse país era uma batalha quase vencida. Estávamos restritos à condição de empregad@s, escrav@s, figuantes, etc. Hoje conquistamos espaço importante nas mídias, porém isso parece estar sendo usado para apagar ou diminuir outras bandeiras de luta históricas e retomar políticas racistas, não mais por meios jurídicos e oficiais – afinal não seria possível e nunca foi a cara do racismo brasileiro – mas por meio da manipulação cultural, indireta e “ingênua”, bem ao gosto de nosso racismo hipócrita e velado.

Os textos seguintes se complementam e tentam problematizar essa questão, a partir de uma discussão sobre as novidades da novela Insensato Coração.



Alienação, manipulação, dominação... Bobagem é só uma brincadeira

Quando acho que as coisas estão mudando para as “minorias”, eis que a verdade (re)aparece e percebo que nada mudou. Às vezes demoramos pra notar, mas existem situações que saltam aos olhos em momentos onde estamos mais atentos e não podemos nos furtar a olhar e nos posicionar.

É o que está acontecendo agora comigo e as novelas. Sei que muitos torcem o nariz para novela, taxando de divertimento menor, alienante coisa de pobre, né gente??!... Porém não dá mais pra negar sua influência na nossa sociedade, qualquer observador descuidado pode comprovar... é só surgir um colarzinho diferente que todo mundo usa, aquele vestidinho com aquela estampa, o cachecol, enfim... pode perguntar em qual novela estão usando isso, certamente a influência não é direta do São Paulo Fashion Week. Felizmente nem toda a intelectualidade ignora a novela e seu potencial de “formadora de opinião”. O documentário Muito Além do cidadão Kane traz um dado que começou a me inquietar, ao falar sobre a novela Dancing Days, afirma que meses depois da sua estréia as casas noturnas de música disco se tornaram uma febre nas grandes cidades brasileiras. Elas brotaram quase que por milagre.

Até aí podemos dizer que não há motivo para preocupação, moda é algo quase tão fútil e sem importância quanto as novelas, certo??!! Acho que não!! Há algumas semanas me deparei com um dado que realmente me alarmou. George Martine, do Centro de Estudos Populacionais de Harvard atribui às novelas a redução extraordinária das taxas de natalidade no Brasil!! Uau!!! Isso mesmo: as novelas e seu endeusamento do encantador padrão de vida da classe média, tem exercido o papel dos programas de planejamento familiar que o governo jamais criou.

Depois de uma constatação como essa não podemos mais simplesmente ignorar as novelas! Por isso mesmo precisamos discutir e olhar melhor o que tem feito a cabecinha do povo brasileiro. Sempre que posso acompanho as novelas para conhecer o posicionamento do “senso comum” sobre temas polêmicos e duas tendências tem me preocupado bastante: o padrão dos casais, sobretudo no que se refere à idade; e a inserção do negro nessas mídias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário